sábado, 20 de abril de 2013

Eleição de uma escrita

Encontrei bons títulos dados às coisas, e o que realmente me importava o conteúdo expresso e acabado de outras mentes se não fosse para ali encontrar conjuntamente o diálogo verdadeiro humano e o poema que lhe cedesse libertação? Que me importava a notícia de outras longitudes, se não fosse para encontrar, atrelada à sua descoberta, o sinal de um humor empático que indicasse as regiões desconhecidas a que naturalmente me induziriam? Muitas vezes reproduziu-se em mim o achado por um nome. The Poet Acts, o nome-título do som descendente deste texto, pois. Nada do que desejo falar corresponde a teorias acabadas, conquanto a teoria ela mesma é o afastamento da condição mortal (sic). Falo somente porque disponho da condensação dos encontros, da longínqua injunção de eleger as coisas, e porque circundando, em algum momento devo proferir e designar as desordens, como que para embaralhar e depois formar castelos de cartas.

Os panos com suas costuras, a tecelã ancestral a remediar anos e a compor mais tramas, os nós atados levados às galerias e aos palcos como arte; os despojos dos transmundos além de mim... Todos e muitos, bem situados no transcurso segundo suas circunstâncias, e mesmo o homem mais exasperado era o homem cujo olhar poderia sempre se crer e cujas mãos apenas repetiam os gestos laboriosos da sensatez. Que me importava se estivessem todos maquinalmente juntos numa contribuição secular? ...quando algo em mim insistia em clarificar que ainda mais necessária era a minha própria leitura? Quanta comodidade, quanta serenidade, a de poder apenas escutar o murmurinho das casas e acreditar que se está à companhia de todos na rua! A minha interpretação, que já não podia ser mais meramente fictícia ou inventada, mas que urgia conciliar-se com a minha consciência, elegeu então mais uma vez, tomada pela clareza de uma compreensão maior que se abre numa pergunta:

Como acolher o homem cujo coração não é uma demanda extravagante?*

(*Juliano Pessanha, Ignorância do sempre)